quinta-feira, 20 de janeiro de 2011

O que devemos esperar da educação, em Tobias Barreto, em 2011?

É fato que todos tem seus pontos de vista. Também é fato que "ponto de vista" nada mais é senão, a vista de um ponto. Estou brincando com as palavras apenas para lembrar que todos que compõem a educação (Professores, pais, alunos, direçãodas escolas, SMED) com certeza tem um ponto de vista sobre a educação. Cada um deve ter uma visão sobre a educação e, consequentemente, devem ter uma expectativa para esse novo ano letivo.


Quais sãos os gargalos de nossa educação? Onde devemos melhorar? Quais pontos merecem mais atenção? 
Creio que essas sejam as perguntas mais frequentes, ou ao menos deveriam ser. 


Digo isso por que, já não nos interessa mais saber quem errou. Temos problemas nas escolas, nos professores, nas famílias, nos alunos. Nós não somos perfeitos!


Não devemos gastar nossas forças em encontrar quem errou, afinal, todos comentamos erros.
A atenção que devemos ter é em superar nossos próprios erros, superar nossas fraquezas. Buscarmos nosso melhor. Isso é possível?


Eu espero que em 2011, eu possa ser melhor do que fui em 2010. Eu tentarei melhorar!


É claro que desejo encontrar alunos cheios de vontade de aprender; Inquieto não no comportamento, mas sim capacidade de questionar. Verdadeiros revolucionarios;

É claro que desejo que minha escola esteja completa com tudo que ela precisa, para que não exista lamentações. Uma verdadeira fabrica de poder e de poderosos ( não de déspotas ou tiranos!);


É claro que eu desejo que os poderes de meu município se empenhem muito mais, para que a educação possa render também , muito mais;

É claro que eu desejo que os pais entendam que não basta levar os filhos para escola. É preciso estar com eles todos os dias do ano escolar, para que a construção do saber seja sólida.


Em fim, eu desejo tantas outras coisas mais, mas mesmo que meus desejos não se realizem, não ficarei sentado, vendo o bonde passar. Lutarei cada dia na busca do melhor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pela participação!
Juntos somos fortes!