terça-feira, 9 de fevereiro de 2010

Caros professores da Rede Publica Municipal de Tobias Barreto.

Hoje efetivamente é o nosso primeiro dia letivo do ano de 2010.
Desejamos muita força e paciência nessa nova etapa de nossas vidas, afinal, teremos que remover muitas pedras.

Alem de nossa missão costumeira precisamos ser também verdadeiros tratores, abrindo estrada para nossos alunos. (como se a missão principal já não fosse árdua!).

Companheiros, além de desejar boa sorte, queremos lembrar-los também que nossos alunos apresentar varias dificuldades em suas vida cotidiana que dificultam sua aprendizagem.

Muitas dessa dificuldades são frutos de uma série de injustiça social histórica a que eles estão submetidos.
Como forma de resgatar parte desta dívida, o Governo Federal, através do FNDE criou varios programas, entre eles temos o PNAE (Programa Nacional de Alimentação Escolar) que tem várias atribuições, entre elas fornecer parte dos recurso para a aquisição de generos alimentícios para atender as necessidades nutricionais dos alunos.

Só que em Tobias Barreto esse direito não é assegurado para os alunos em sua plenitude.

Por varios motivos as adminitrações descuprem a legislação e quem pagam o preço outra vez, é o aluno!

Para tentar resolver esse grave problema, que ajuda na evasão dos alunos da sala de aula, o SINTESE, e o CAE tiveram uma reunião com o Prefeito Dilson de Agripino no mês de novembro, ficando acertado 5 pontos principais:
1º- A Administração se comprometia a ampliar a contra partida financeira para garantir uma quantidade maior de alimentos;

2º- A Administração realizaria as licitações ainda no mês de dezembro, para evitar comprometimento do ano letivo melhorando inclusive a forma de fazer as licitações, afim de evitar possíveis fraudes;

3º- A Administração realizaria no mínimo 2 cursos anuais com as merendeiras de nosso municipio com o intuíto me melhorá ainda mais a alimentação servida nas escolas;

4º-A Administração Municipal tambem viabilizaria estudos para contrução de um galpão frigorífico para melhor acondicionar os itens da alimentação escolar;

5º-A Administração tambem se comprometeu em aparelhar melhor as unidades escolares e fornecer uma logistica de transporte de alimentos e de transporte dos conselheiros da alimentação escolar para as visitas nas escolas.
Assim, como pode se ver, varias coisas foram prometidas, resta saber se serão cumprida.
Cabe a cada um de nós fiscalizarmos nossas escolas para que esse acordo seja cumprido e nossos alunos tenham seus direitos assegurados. E ninguem melhor do que nós, aquele que estamos no chão da escola, no dia a dia do alunos para acompanhar o cumprimento desse acordo.

Tenham certeza que assegurar alimentos para todos os alunos é assegurar melhor condição de uso do espaço escolar e isso por si só já contribui para a diminuição das desigualdades.

Um grande abraço a todos

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pela participação!
Juntos somos fortes!