Senhores ambientalistas, será que vocês não possuem dignidades?
Será que não conseguem ter um mínimo de amor próprio? Já tivemos um salvador! (lembra o que aconteceu com Ele?)
Começo minha crônica em tom questionador para tentar mostrar que os ambientalistas estão errados. Os que defendem o meio ambiente formam um bando de “mau amados” que estão esculhambando a ordem estabelecida. A ordem que vale.
Vejamos alguns números e fatos:
• Somente no Pará, nas últimas quatro décadas, mais de 800 pessoas perderam a vida em crimes cometidos no ambiente rural, segundo a CPT (Comissão Pastoral da Terra). De todos esses casos, apenas 18 foram a julgamento. Oito pessoas foram condenadas, e somente uma cumpre pena.
• Foi assim com o seringueiro Chico Mendes, morto a tiros em casa em 1988, no município de Xapuri, no Acre. Foi assim com os 19 sem-terra brutalmente assassinados pela Polícia Militar do Pará em 1996, no mundialmente conhecido massacre de Eldorado dos Carajás. Foi assim com a missionária americana Dorothy Stang, morta a tiros em 2005 na cidade de Anapu, também no Pará.
• Foi assim agora, com José, que tinha 54 anos, e Maria, de 53, baleados na manhã de terça em uma estrada na zona rural de Nova Ipixuna.
• O Pará é o Estado que lidera as estatísticas. Lá, em 2010 foram registradas 18 mortes, mais que a metade do total relativo ao Brasil inteiro.
• O cenário é o mesmo quando se consideram os dados da Ouvidoria Agrária Nacional, do Ministério do Desenvolvimento Agrário: o levantamento apontou 63 homicídios no campo entre janeiro e dezembro de 2010, sendo 11 deles decorrentes de conflitos agrários. Destes 11, o Pará foi o palco de sete.
• A reforma agrária não é prioridade, mexer na concentração da terra não é uma política prioritária por parte do governo, e outro fator é o atual modelo econômico imposto para a Amazônia e para o campo brasileiro, que privilegia o agronegócio, o setor madeireiro e de mineração.
É por essa e por outras que eu digo sem o menor pudor de errar: SÃO OS AMBIENTALISTAS E OS DEFENSORES DA NATUREZA QUE ESTAO ERRADOS!
E estão errados por diversas maneiras:
- Ninguem esta preocupados com o futuro do planeta a não ser os poucos ambientalistas que existem;
- Quatro (04) ambientalista (que na verdade eram apenas pessoas que queriam explorar a floresta sem ter que matar as arvores) foram mortos apenas na semana passada e nada foi feito. E a imprensa apenas noticiou o fato. Mas no caso do “Casamento Real” parou toda programação e mais recentemente (para não dizer os quatro últimos dias) colocou como furo de reportagem em “quase” todos os canais a prisão de Pimenta Neves.
- As pessoas ate choram e se comovem quando ouvem noticias de assassinatos de ambientalistas mas, como se ouve “Hotel Ruanda” continuam comendo seus jantares.
Nada é feito para acabar com esses assassinatos. O máximo que dizem são:
- “A policia já tem indícios de quem foram os mandantes”;
- “A Presidência convocou uma reunião de emergia para discutir o assunto”;
- “Será criado uma força tarefa para analisar o caso”;
- “O Ministério Publico vai dar atenção especial a essas denuncias”
Eu estou cansado disso! Cansado de tanta hipocrisia.
Todos (TODOS) sabem quem são, o que fez, quando fez. Só que nada fazem!
As pessoas não se importam realmente. Se não fosse assim não existiria tanta impunidade. Basta lembrar que a imprensa elege uma crime “importante” no dia seguinte já se tem o criminoso. Basta relembra o assassinato doo filho de Cissa Guimaraes, entre tantos outros!
Enfim companheiros ambientalistas, nossa luta é perdida!
Estamos fazendo “papel de besta”!
Somente “nós” lutamos pelo correto*! Os outros só querem manter “seu confortozinho de cada dia”, sem saber a que preço.
Ao ler essas palavras vocês podem imaginar que eu desistir de luta. Isso não é verdade!
Eu apenas cansei de ser “besta”, de “fazer papel de besta” ou de ser “metido a bonzão”!
Vou calar minha voz.
Verei todos detonarem nosso planeta, através desse consumismo imbecil e dessa busca pelo fútil e esperarei ate não restar mais nada. Nada para ser destruído! Nada para ser poluído! Nada para se tentar equilibrar.
Quem sabe chegando ao fim desse poço, comecemos a vim a tona.
*para aqueles que me criticarem por ter usado o "nós", peço desculpas antecipadas por esse soberba inclusão.
Eu, também estou cansado de dá murro em ponta de faças sozinho. Aqueles que são as autoridades constituídas pelas leis (presidente, governador, deputados, vereadores, juízes e promotores) não estão nenhum pingo preocupado com o futuro do nosso planeta e, consequentemente da nossa existência eu vou me preocupar, perder as minhas noites de sono porque um estúpido dono de padaria utiliza madeira da catinga ou pouca cobertura vegetal que tobias barreto tem para assar seus pães. Um dia qndo tudo isso acabar que sabe nós chegaremos num denominar comum para sair do buraco.
ResponderExcluir"Jaz aqui o planeta TERRA"
Ass: A.S.A
É isso ai companheiro. Realmente estamos fazendo papel de "besta".Eu não cansei, já desistir. Não aguentei ver o governo imvestir tanto dinheiro em programas de educação ambiental, enquanto ele, não tá nem aí para os problemas. Um exemplo, ninguém nunca viu um prédio público ser construido com a intenção de economizar energia, ou seja, aproveitar o sol como forma de evitar novas construções de hidrelétrica. Portanto, como não sou besta...
ResponderExcluir