O ministro da Saúde, Alexandre Padilha, assinou com as associações que representam os produtores de alimentos processados um termo de compromisso que estabelece a redução de sódio em 16 categorias de alimentos, começando pelos macarrões instantâneos, pães e bisnaguinhas. O acordo assinado define o teor máximo de sódio a cada 100 gramas em alimentos industrializados.
No caso das massas instantâneas, a quantidade fica limitada a 1,9 grama. Isso representa uma diminuição anual de 30%. O teor máximo de sódio nos pães de forma deve chegar a 645 miligramas enquanto que, nas bisnaguinhas, o limite será de 531. Objetivo da iniciativa é diminuir o consumo excessivo de sal, que está ligaddiretamente a uma série de doenças crônicas.
As metas devem ser cumpridas pelo setor produtivo até 2012 e aprofundadas até 2014. Está previsto, também, o estabelecimento de metas, ainda este ano, para o pão francês, os bolos prontos, as misturas para bolos, os salgadinhos de milho e as batatas fritas. O acordo para redução de sódio nos alimentos foi assinado entre o Ministério da Saúde, Associação Brasileira das Indústrias de Alimentação, Associação Brasileira das Indústrias de Massas Alimentícias, Associação Brasileira da Indústria do Trigo e a Associação Brasileira da Indústria de Panificação e Confeitaria.
FONTE: http://www.sulnoticias.com
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Obrigado pela participação!
Juntos somos fortes!