quinta-feira, 10 de fevereiro de 2011

Reestruturação da rede municipal de ensino: Um necessidade urgente


 Nesta quarta feira, dia 09, a semana Pedagógica de Tobias Barreto tocou em um assunto polêmico. Reestruturação da Rede Municipal de Ensino. Essa foi a missão de Hildebrando Maia, assessor do SINTESE.
O tema é fundamental para resolvermos alguns problemas que nos deparamos em nossa rede de ensino, mas, ao que parece, nem o Secretario de Educação, Ivan Carlos de Macedo nem o Prefeito Municipal Dilson de Agripino, comungam deste pensamento pois não se fizeram presente á discussão.


Atravez de slider, graficos e mais graficos, Hildebrando mostrou como se encontra o município nos dias de hoje. A situação nua e crua chocou muitos professores!












Após sua apresentação, Hildebrando respondeu alguns questionamento a este blog. Acompanhe agora:

Qual o foco de sua palestra?
A reestruturação da rede publica municipal de ensino e essa discussão ensejou a necessidade de acabarmos com a idéia de rede e criar o sistema municipal de ensino, por que é isso que preconiza a LDB;

Qual a importância de reestrurura  rede de ensino?
Primeiro, o município precisa se adequar a legislação educacional, sobre pena de termos um estrangulamento no futuro. Mas  para isso precisa rever a oferta  de matricula; a relação com os professores e para isso precisa ser apresentado para os professore uma proposta de formação permanente e continuada e promover  a melhoria na estrutura física das escolas.

Em sua visão, o que é que no temos de mais grave?
O  município de Tobias  não investe um centavo na atividade  fim, que é a promoção do ensino. Os recursos de Tobias Barreto são destinado exclusivamente a 3 níveis de gasto:
  1-pagamento de servidores  administrativos,  professores;
  2- transporte escolar, para se ter uma idéia,  o município gasta mais 300 mil com transporte escolar;
  3- Algumas despesas secundária,  como pagamento de gasto com da secretaria, como água luz; Multas, por que não paga as obrigações sociais em dias (são mais de 30 mil todo mês), alugueis. O  município de Tobias não gasta partes do recurso na atividade fim que é a promoção e o desenvolvimento do ensino.

Em sua fala, você teceu criticas sobre o transporte escolas, mas ele não é obrigação do município , já que muitos alunos moram afastado da escola?
Claro, o transporte é uma necessidade, mas precisar ser estruturado e organizado. Mas em Tobias a empresa que fornece o serviço é uma espécie de empresa laranja, pois é uma empresa que venceu a licitação mas não possui  mais do que 2 ou 3 ônibus, o resto é sublocado no município, sendo que  esses ônibus são  velhos  e sucateado em sua maiorias, pondo em risco a vida do alunos  e a maioria,como já disse, sequer  deveria estar rodando, segundo código nacional de transito.
Depois, esse transporte não é estruturado de forma racional  e econômica  para o município. Veja alguns casos;
Tem algumas comunidade com 10 ou 15 alunos que tem um ônibus, com capacidade para 45 alunos para pega-los , mas uma bestas ou Kombi  resolveria o problema mais barato.
 Além disso o transporte não esta associado com a o numero de alunos matriculados. Para se ter uma noção, o município nos últimos anos perdeu alunos na rede municipal, mas houve a necessidade de aumento do numero de linhas, causando um aumento de mais de 100 mil aos cofres publico. Isso é muito estranho!!!

Com base nos dado que você apresentou sobre nossa situação, foi detectado uma serie de irregularidades. O que seria preciso para resolver nossa situação?

Seriam coisas  simples.  
Primeiro, o município precisa fazer a chamada publica, envolvendo secretario de saúde, de administração, de finanças; de educação, ministério publico, professores.  Inclusive os adultos que não possuem escolaridade, pois, para se ter uma idéia, o município possui, nas faixas acima dos 15 anos, mais d e11 mil alunos que poderia estar  sendo alfabetizado em nossa rede;. Sem contar que as crianças de 10 a 15a 20% nunca frequentou a escola;
 2- Ter um planejamento educacional  que seja baseado em algumas premissa.
1-      Gestão democrática;
2-      Oferecer condição de trabalho nas escolas;
3-      Ter um projeto de formação continuada e permanente;
4-      Ter um sistema de ensino que favoreça a qualidade do ensino e aprendizagem do aluno.

     Mas para isso é necessário recurso, por isso qualquer gasto indevido prejudica o ensino, no município.

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