Nos dias de sua permanencia aqui em Tobias, os tecnicos visitaram todas as escolas da zona urbana e apenas 3 escolas da zona rural ( As escolas dos povoados Monte Coelho; Alagoinha e Brasilia). Nessas escolas os tecnicos puderam perceber a condição de armazenamento e estocagem dos itens da alimentação escolar. Perceberam aquilo que os Conselheiros do CAE, a tempos ja informa: Nossas escolas nao possuem lugares adequados para guardar esses alimentos.
No final da tarde dessa quarta, houve uma reuniao dos tecnicos, juntamente com o Conselho de Alimentação Escolar e os Secretarios de Educação e o de Administração para exposição e detalhamento dessa vistoria. Segundo os tecnicos, de forma geral a condição do municipio é muito boa, se comparando com outros municipios.
Os Conselheiros do CAE por sua vez, afirmaram os avaços que ja obtivemos e reafirmaram a necessidade do municipio ter uma câmara frigorifica do proprio municipio, para poder armazenar os itens da alimentação escolar. O Conselho tambem relatou a necessidade do municipio rever os erros que sao comentindo. Sao erros pequenos que, quando se juntam , transformam em um grande problema. Tambem foi solicitado pelo Conselho, que o municipio reveja a forma como os alunos usam a alimentação escolar, pois, devido a falta de refeitorio em nossas escolas, os alunos são obrigados comerem no chao da escola, literalmente falando.
Guilherme tambem "reclamou" do fato de existirem notas sem o carimbo de "atesto" dado pelo orgao recebedor da alimentação.
Nessa vistoria um fato interessante aconteceu:
Quandos os tecnicos estavam vistoriando o armazem do municipio ( O anexo do CAIC), perceberam que entre os lotes de bebitas lactea (iogurte) um que estavam com dada de validade vencendo no dia da vistoria (dia 09/05). Que feio!!!!
Segundo Renisso, funcionario responsavel por receber os itens da alimetação escolar, todos os lotes estavam perfeitos. Porem as empresas de forma geral, tentam passar a perna e enviar produtos com qualidade duvidosa. Como erram varios lotes, um deles estava "batizado". Sei que, aos olhos de quem ler essas "muito maus traçadas linhas" a fala de Renisso soa como desculpas, mas infelizmente não é! A empresas realmente tentam a todo custo, enfiar porcaria na alimentação escolar publica. Isso é um crime que pouco é comentado em nossa midia. Como não existe puniçoes severa (ou ate mesmo, branda!) as empresa e conselho ficam "brincando de gato e rato" para tentar evitar esses maquiamentos.
E ainda tem locutorzinho que, por falta de competencia e de programação, terce comentario negativos sobre os professores e sobre o SINTESE. Será que ele não sabe que participa destes conselhos????
Sabe!!!
Ele é BESTA, mas não é cego!
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Obrigado pela participação!
Juntos somos fortes!